10 ago Como a maturidade digital da empresa pode atrapalhar a sua estratégia de conteúdo
Imagine o seu time planejando uma estratégia redondinha de marketing de conteúdo. Tudo foi pensado: construção da mensagem, identificação das personas e suas necessidades, calendário de ações e conteúdos que agregam valor ao público. Mas na hora de colocar o plano em prática as limitações de outras áreas da empresa põe todo o trabalho em risco.
A empresa não tem maturidade digital para acompanhar a estratégia planejada. Isso pode acontecer sob diversos aspectos, que vamos discutir com detalhes abaixo. O trabalho fundamental no início de todo planejamento é fazer o diagnóstico do momento digital da sua empresa.
É olhar para dentro da instituição. É ter claro para você – e principalmente para os executivos – qual é a maturidade digital da empresa. Esta análise inicial ajudará a mapear o cenário atual, identificar os gaps, estabelecer a estratégia a longo prazo e, principalmente, alinhar expectativas.
Roadmap da maturidade digital
A estratégia digital só entregará o valor esperado se existe uma estrutura disponível e o apoio correto em todos os pontos de contato da empresa. A graduação desta maturidade digital pode caracterizada desde inicial/novato a otimizado/referência em estratégia digital. Pontos fracos podem ser identificados e tratados, para não prejudicarem o resultado final do trabalho.
Este roadmap foi criado pela empresa inglesa Smart Insights. A tradução foi feita pela equipe da Tot Conteúdo Digital. A coluna vertical traz cada um dos itens que devem ser analisados na estrutura da empresa, e que são relativos à capacidade digital da empresa.
Na horizontal, é possível entender qual é o momento da empresa para cada um dos itens. Além disso, fica mais fácil visualizar quais são os gaps que existem e que impedem a empresa de avançar para o próximo nível.
Hoje as empresas estão vivendo um processo decisivo para o seu desenvolvimento que é Digital Transformation (Transformação Digital). Compreender a diferença entre onde estamos agora e onde queremos chegar chegar é essencial neste processo.
Mas ainda é surpreendente quantas organizações estão lindo com questões ainda muito básicas. Por isso é fundamental neste processo de análise, que funciona quase como um auditoria interna. Também colabora neste momento também de transformação organizacional. Mais informações sobre o que é Digital Transformation aqui no site da Altimeter Group.