
21 dez Panorama do acesso multiplataforma no Brasil
A pesquisa Brazil’s Mobile & Multi-Platform Landscape and Trends 2016, divulgada pela ComScore no início do mês, revelou que o Brasil já tem quase 95 milhões de usuários multiplataforma. A novidade é que mobile já ultrapassou o desktop e hoje representa 61% dos acessos a internet. O estudo traz também as principais tendências para o próximo ano e casos de uso cross-platform.
Confirma abaixo os principais destaques da pesquisa:
- aplicativos e sites por mobile ajudam os anunciantes e editores a aumentar o alcance e o engajamento;
- já são 94,3 milhões de usuários multiplataforma no Brasil;
- mobile — smartphones e tablets — já representa 63% de todo o acesso digital e 59% do tempo gasto online;
- 40% do acesso às redes sociais é multiplataforma;
- aplicativos representam 88,8% do tempo acessado no mobile;
- novos hábitos: 51% do acesso a mapas e 60% das informações de clima são acessadas por mobile;
- considerando um usuário regular, o tempo médio usado para navegar em sites:
- Google: 379 minutos por mês no computador e 1.009 minutos em dispositivos móveis
- Facebook: 641 minutos no desktop e 1.942 no mobile
- Twitter: 28 minutos mensais em computador e 72 minutos no smartphone ou tablet
- UOL: 82 minutos mensais no computador, são 27 minutos no ambiente móvel
- Mercado Livre: 31 minutos no desktop e 33 minutos no mobile
- a previsão é que 41,1 milhões de brasileiros façam pelo menos uma compra online em 2016.