07 jan O CEO nas redes sociais
Há cinco anos acompanhamos um levantamento feito pela empresa de PR Weber Shandwick sobre o comportamento de grandes executivos no ambiente digital. A nova pesquisa foi divulgada este mês e quebra um grande mito: o CEO é sim social e a sua participação no ambiente digital aumentou 122% desde que a consultoria começou a fazer a pesquisa em 2010.
A pesquisa “Socializing Your CEO: From Marginal to Mainstream” é realizado com os CEOs das 50 maiores empresas do ranking das 500 maiores empresas da revista Fortune. Eles pesquisaram a participação do executivo tanto no canal da empresa quanto nas redes sociais. O resultado divulgado mostrou que 88% destes CEOs tem presença constante no mundo digital.
Motivação do CEO Social para estar online
Como atingir um público executivo de alto escalão utilizando uma estratégia digital? Este foi sempre um grande desafio para as agências de marketing e comunicação. Há um grupo que afirma que não dá. Dizem que este profissional está envolvido em outras funções mais estratégicas da empresa e que não há tempo para ‘gastar’ em redes sociais.
Isso é verdade. Mas o fato é que o digital e as redes sociais viram o foco estratégico da empresa. E não é apenas em função da audiência em constante crescimento. O site da empresa, por exemplo, é hoje a principal fonte de informação institucional e de produtos/serviços. Ali não há intermediários, e o CEO pode falar diretamente com os seus stakeholders. É uma ferramenta estratégica para a construção da reputação.
Entre os CEO’s entrevistados na pesquisa, a maior parte deles tem presença constante no site da empresa, sendo compartilhando conteúdo ou em vídeos. É muito mais do que uma simples biografia com o seu currículo. Com relação às redes sociais, 73% dos executivos utilizam o Linkedin. Deste total, 3 deles são LinkedIn Influencer, publicando artigos regularmente na rede.
Confira as principais descobertas da pesquisa:
- pesquisa bienal realizada com CEOs das 50 maiores empresas do ranking Fortune;
- 80% dos CEOS são sociais, tendo uma presença regular no site da empresa (68%), canal do YouTube da empresa (38%) e em redes sociais (28%);
- a presença em ambiente digital aumentou 122% desde o início da pesquisa em 2010, quando apenas 36% dos CEOs eram sociais;
- 7 em cada 10 CEOs tem presença no site da empresa que é mais do que uma biografia. Eles aparecem em videos, sendo compartilhando informações com investidores, conversando diretamente com o consumidor ou posicionando a empresa em momentos de crise;
- para eles o site da empresa é a principal fonte para divulgação de informação e para a construção de reputação. É o primeiro lugar onde o cliente busca por informações. Por isso, permite ao CEO falar diretamente com seus stakeholders sem intermediários;
- LinkedIn é a rede social mais utilizada (73%), sendo 3 deles LinkedIn Influencer. É considerada a primeira opção em rede social e sua utilização quadruplicou desde 2012;
- A biografia do CEO engajado do futuro será uma curadoria de conteúdos em texto, vídeo e imagens, publicadas no site da empresa ou em redes sociais.