08 dez Os 8 passos da Jornada Editorial
Aqui na Tot Conteúdo Digital criamos a metodologia de Jornada Editorial para apurar e produzir conteúdos que realmente farão a diferença para o cliente no ambiente online. Isso é resultado da experiência da equipe, da sua capacidade de análise profunda e do conhecimento das ferramentas digitais.
Já compartilhamos aqui o que é a Jornada Editorial e a sua importância na criação da estratégia digital. Agora, vamos detalhar como é o nosso trabalho, orientado por essa metodologia criada pela Tot Conteúdo Digital.
#1 Proposta de valor
O início do trabalho é consultivo, ou seja, entendemos os desafios do negócio e planejamos junto com a empresa o caminho a tomar no ambiente digital. Para isso, construímos a mensagem exata que a empresa deve passar para o seu cliente. Identificamos e detalhamos as informações que são realmente relevantes. Nós prezamos pela legitimidade. O importante é ser genuíno, sem prometer o que não se pode realizar.
#2 Relação interdepartamental
Nosso trabalho pode incluir diversas áreas da empresa, além de marketing e de comunicação. Executamos projetos em C-Level. O relacionamento interdepartamental é essencial para atender as reais necessidades da empresa, que muitas vezes já dispõe de um conteúdo rico e que pode ser apenas transformado. Assim, fica mais fácil alinhar a mensagem com a equipe.
# 3 Identificação das influências
Cada pessoa na equipe tem um conhecimento específico e pode influenciar um determinado grupo de pessoas. Faz parte da integração entre os departamentos entender e planejar como cada um no time pode contribuir com a estratégia macro planejada. Trata-se do nosso planejamento de Social Selling ou Vendas Sociais. Nosso trabalho pode incluir o treinamento e a construção do plano tático para auxiliar a equipe na produção de conteúdo em sua especialidade de trabalho.
# 4 Foco no cliente
Nossa estratégia na Jornada Editorial não é planejada apenas pelo viés da empresa. O objetivo é a sustentabilidade de toda a cadeia de negócios. Assim, o planejamento deve ser pensado para ajudar os clientes dessa empresa a também serem bem-sucedidos. Leia aqui mais sobre os desafios da comunicação no mercado B2B.
# 5 Rigor com a qualidade
O leitor está cada dia mais seletivo sobre a informação que vai consumir. Por isso, é fundamental produzir um conteúdo relevante e com a profundidade necessária para responder as suas dúvidas. Temos um cuidado redobrado com o fake news e as cópias. Por isso, investimos em uma equipe qualificada e experiente nos temas abordados.
# 6 Planejamento e produção
O caminho para o sucesso é saber transformar o planejamento estratégico em ações táticas, que podem ser executadas e mensuradas facilmente pela equipe. A Jornada Editorial mostra esse caminho. Há inúmeras técnicas ou boas práticas já consolidadas no mercado. O desafio é entender qual é a melhor delas e saber aplicá-las da forma mais assertiva para obter o resultado esperado.
# 7 Sintonia com as tendências
Nossa equipe está sempre atualizada sobre as novidades do mercado digital. Capacitação faz parte do nosso dia a dia. Mas tomamos sempre o cuidado de não ser refém de modismos. Aplicamos as novidades que fazem sentido para a estratégia criada, evitando desperdício de tempo e de recursos.
# 8 Resultado
A estratégia de marketing de conteúdo é de longo prazo. É preciso manter o relacionamento com periodicidade, proximidade e na medida certa. Quantidade não é sinônimo de sucesso. A qualidade e a pertinência são essenciais e revelam o respeito com o leitor, que dedicou tempo para ler a sua mensagem.